11 de maio de 2012

Pela primeira vez, em 45 anos, eu não vou assistir uma final do Botafogo

A primeira vez que entrei no Maracanã em minha vida foi na final do Campeonato Carioca de 1968, eu tinha 12 anos e havia me mudado para Niterói pouco tempo antes, vencemos nosso vice de sempre, o Vasco, por 4 x 0. Um time fantástico: Cao; Moreira, Leônidas; Zé Carlos e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério; Jairzinho; Roberto e Paulo César Caju. No banco, é, no banco: Nei Conceição; Afonsinho e Ferreti, todos quatro seriam titulares, com folga, no Botafogo de hoje.
Depois veio o inferno, de maior time do Brasil à época, junto com o Santos, fomos ao fundo do poço, venderam até nossa sagrada sede de General Severiano, viramos um bando de judeus errantes: sem estádio, sem sede, sem time....
Milhões de jovens Brasil afora haviam se tornado Botafogo graças ao time de Garrincha, Didi, Nilton Santos e  outros e o da geração seguinte, comandado por Gérson, e de repente não tínhamos mais nada...só uma História, uma camisa e uma estrela...e foi o que nos bastou! Seguíamos o mambembe Botafogo por todos os cantos, fomos humilhados e espezinhados por nossos adversários, mas não desistimos. E foi a paixão e a fé de sua torcida que não o deixou morrer. Não se esqueçam disto, principalmente os mais jovens.
E o que vejo hoje? Um clube se recuperando, se reerguendo, enquanto clube, mas com um time sem alma, sem determinação, sem saber o tamanho e a História da camisa que vestem, pior, deram de culpar à torcida por seus fracassos e covardias. Me poupem!
Se sou presidente do Botafogo este Osvaldo Oliveira estaria demitido logo após aquela cena ridícula e lamentável em que ficou encarando os torcedores após o vexame, mais um, contra o Vitória. Afirmou que queria proteger os jogadores das vaias da torcida. E quem nos protege das vergonhas e humilhações que este elenco nos faz passar?
Por isto, pela primeira vez, desde 1968, não estarei presente em uma final com a presença do Botafogo. Este time e seu comandante, não honram o Botafogo!
Perder faz parte do jogo, mas perder como este time do Botafogo perde, se entregando em campo diante da primeira dificuldade é vergonhoso.
Que percam, mas com dignidade e não culpem a torcida por sua incompetência e covardia.
Como já disse em post anterior: Eu cansei deste time do Botafogo, jamais me cansarei do Botafogo!

9 comentários:

  1. O final do Botafogo foi domingo passado!
    Você está atrasado.
    Nem precisa ir mesmo, você já assistiu a final.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. O Inter tá muito mal... só vai disputar o título do "Ruralito".

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/11/2012

    Não me parece que foram muitas finais que vc assistiu nos últimos 45 anos, não é mesmo brother.

    ResponderExcluir
  4. Com a de domingo passado, o brother Zatônio assitiu três finas nos últimos 45 anos! Número de tucano! hehehe
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Meu Amigo.
    Perfeito o seu texto.
    Também estou igual a você e será também a minha primeira vez em que não vou a uma decisão de campeonato. Até isso eles conseguiram fazer com gente e repito a sua frase estamos cansados desses jogadores e dessa postura mais jamais do Botafogo. Bjs meu amigo.
    elisa

    ResponderExcluir
  6. Pois é minha amiga, muito triste tudo isso. Beijo neste sofrido coração botafoguense!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/12/2012

    A dona elisa e o brother foram a pouquíssimas decisões (apenas 3) e estão reclamando de que?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/13/2012

    Zé, fala aí a verdade em números, quantas vezes nesses anos todos o botafoguinho jogou uma final??? hihihi. Desafio lançado!!!!
    Bjs Danielle

    ResponderExcluir