18 de dezembro de 2017

No Natal de 1914 foi disputada a mais bonita partida de futebol de todos os tempos

Natal de 1914, o primeiro desde que eclodiu a I Guerra Mundial. Nas trincheiras de Ypres, Bélgica, soldados alemães montam suas árvores de Natal adornadas com velas acesas e as espalham pelas trincheiras. Entoam seus cânticos de Natal enquanto montam as árvores. Nas trincheiras inimigas, relativamente próximas, os soldados ingleses respondem, entoando os seus. Uma trégua é negociada. Os soldados se confraternizam, inclusive franceses e belgas. Mais de 100 mil soldados participaram da trégua, que ocorreu de maneira espontânea.
Para comemorar o fato, soldados alemães e ingleses disputam uma partida de futebol no meio do campo conflagrado. O jogo foi encerrado quando a bola furou ao ser arremessada contra o arame farpado das cercas que “protegiam” as trincheiras. Dizem que terminou 3 x 2 para os alemães. Que importa o resultado? Importa que foi a mais bela partida de futebol de todos os tempos.
Tão bonita e emocionante foi a trégua entre os inimigos nas trincheiras, que os canalhas que governavam os países envolvidos na guerra tomaram todos os cuidados para que o fato não se repetisse nos anos seguintes. “Humanizar” a guerra é com ela acabar.  Sem conflito como fica o poder, os lucros da indústria bélica, o domínio sobre o outro, a ganância e a estupidez?
Para relembrar o belo gesto dos soldados em guerra desde 2011 equipes infantis da Alemanha, Reino Unido, França e Bélgica disputam um torneio em Ypres. Em 2014, quando se “comemorou” os 100 anos do início do conflito, a Premier League inglesa inaugurou um campo com grama artificial em Ypres em homenagem à mais bela  das partidas de futebol. 

Maisinformações sobre o assunto no Brasil Escola- Uma trégua de natal na I Guerra Mundial 


Foto que registrou o encontro entre soldados alemães e ingleses durante o natal de 1914.*
Foto que registrou o encontro entre soldados alemães e ingleses durante o natal de 1914.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário