1 de março de 2022

A humanidade sempre foi desumanamente violenta

 Editorial do Barão

Mussolini queria resgatar para a Itália as glórias do Império Romano, tanto que o termo fascismo é derivado da palavra em latim fasces, que designava um feixe de varas amarradas em volta de um machado, e que foi um símbolo do poder conferido aos magistrados na República Romana de flagelar e decapitar cidadãos desobedientes. Eram carregados por lictores e poderiam ser usados para castigo corporal e pena capital a seu próprio comando. Mussolini adotou esse símbolo para o seu partido, cujos seguidores passaram a chamar-se fascistas.
O simbolismo dos fasces sugeria "a força pela união": uma única haste é facilmente quebrada, enquanto o feixe é difícil de quebrar. Símbolos semelhantes foram desenvolvidos por diferentes movimentos fascistas. Por exemplo, o símbolo da Falange Espanhola é composto de cinco flechas unidas por uma parelha.
Hitler acrescentou ao fascismo, o saudosismo de uma suposta "raça ariana", superior à todas as outras e cujo único representante que havia sobrado na Terra era o povo alemão, que tinha o dever moral de impor-se sobre o resto da impura raça humana.
Stálin assassinou milhões de inocentes para, supostamente, criar uma sociedade na qual todos os homens fossem iguais. Mas, desde que o mundo é mundo, é dentre os iguais que surgem os desiguais...
Os judeus pagam até hoje o preço de terem-se autodeclarado o "povo escolhido por Deus" e seu monoteísmo ter dado origem às duas maiores religiões do mundo, o cristianismo e o islamismo- filhos ingratos que se viraram contra o próprio "pai", além de matarem milhões de supostos "infiéis" durante suas nada santas histórias.
Vou parar por aqui... Já deu para demonstrar que a humanidade é, antes de tudo, desumanamente violenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário