3 de março de 2022

Em defesa de Lênin sobre mentira inventada por Putin

 Em defesa de Lênin

Em um artigo em que tenta justificar a invasão da Ucrânia, Vladimir Putin afirma que o "país nunca existiu, que tinha sido uma invenção do líder da Revolução Russa de 1917, Lênin." Uma grotesca mentira do atual ditador russo!
A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial. Após a revolta, os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, derrubaram o governo provisório que tinha sido estabelecido. A República Socialista Federativa Soviética Russa foi então criada e a Guerra Civil Russa começou. O Exército Vermelho entrou em diversos territórios do antigo Império Russo e ajudou os comunistas locais a tomarem o poder. Em 1922, os bolcheviques foram vitoriosos, formando a União Soviética, com a unificação das repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia.
Todas as repúblicas que aderiram à URSS, inclusive a Ucrânia, passaram a ter grande autonomia administrativa, podendo inclusive ensinar suas línguas pátrias nas escolas, coisa que era proibido no regime czarista derrubado pelos comunistas.
Após a morte de Lênin, em 1924, assumiu Stálin, um dos maiores assassinos da história, inclusive de seu próprio povo, que acabou com as liberdades conquistadas pelas repúblicas que formavam o incipiente estado soviético.
Aliás, o Império Russo tem suas origens em Kiev (fundada em 882 d.C), que é bem mais antiga que Moscou (1147 d.C).
As origens da confusão atual
"A Rússia de Kiev ou Rússia de Quieve, também conhecida como Rússia Quievana ou os Rus' de Quieve, foi uma confederação de tribos eslavas do Leste Europeu dos séculos IX ao XIII, sob os ruríquidas. Bielorrússia, Ucrânia e Rússia reivindicam a Rússia de Quieve como seu ancestral cultural."
Por antiguidade, deveria ser o contrário: a Rússia é que deveria pertencer à Ucrânia.
Saint-Clai

Nenhum comentário:

Postar um comentário