18 de julho de 2022

Não contem com o STF

 Não contem com o STF

Duas páginas vergonhosas do Supremo Tribunal Federal: em 1936 os ministros da Suprema Corte de então se curvaram ao ditador Getúlio Vargas e, por unanimidade, votaram pela extradição de Olga Benário para a Alemanha nazista. Anos depois, Olga foi assassinada em um campo de concentração. Casada com um brasileiro, Luís Carlos Prestes, e grávida de uma brasileirinha, Olga foi vítima da covardia de homens que deveriam ter tido a coragem cívica de dizer não a um ditador. Preferiram, covardemente, as benesses do poder.
Em 1964, nenhum dos 11 ministros da Corte protestou contra a quebra da Constituição pelos militares golpistas, ao contrário, foram coniventes com o golpe.
"Todos os parlamentares e militares apoiadores do golpe se dirigiram a pé ao Palácio do Planalto para dar “posse” para o Presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli. Para dar um “verniz” de legalidade, eles literalmente acordaram e chamaram o Presidente do Supremo Tribunal Federal Álvaro Moutinho Ribeiro da Costa para também dar “posse” ao Presidente da Câmara dos Deputados." Mateus Gamba Torres, professor de História da UNB
Portanto, crianças, se quisermos salvar nossa democracia do fascismo, só temos um caminho: ocupar as ruas. Fora disso, é golpe na certa, com a possível implantação de uma ditadura muito mais violenta que a do Estado Novo de Getúlio Vargas e a militar de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário