3 de outubro de 2021

A oposição vai reeleger Bolsonaro

 A oposição vai reeleger Bolsonaro

Nas eleições alemãs de 1930, o vencedor foi Partido Social Democrata (24,53% dos votos),143 eleitos em um universo de 577 representantes; os nazistas ficaram em 2º, deram um salto de 12 representantes no Reichstag, o parlamento alemão, para 105 (+95%); os comunistas, que eram a 2ª força eleitoral, elegeram 77 representantes. A esquerda, apesar do avanço nazista, ainda era amplamente majoritária com 220 representantes eleitos, mais que o dobro dos nazistas.
Em 1932, a eleição presidencial terminou com a vitória de Paul von Hindenburg, que foi reeleito presidente da Alemanha. Hindenburg ganhou 53% dos votos; Hitler ficou com 36,8% dos votos,; contra 10,2% do comunista Ernst Thalmann.
No início1933, Hindenburg escolhe Hitler como chanceler. Em 24 de maio de 1933 o Reichstag aprovou o Ato de Autorização pelo qual transmitia suas funções legislativas ao poder executivo - no caso Hitler.
Resumindo: em cerca de 3 anos, o que era uma minoria nazista transformou a Alemanha numa violenta ditadura totalitária com o beneplácito do Parlamento, enquanto sociais-democratas e comunistas brigavam entre si para serem hegemônicos à esquerda. Foram debater suas divergências nas masmorras nazistas.
De tudo que já li na vida, uma certeza me restou: a humanidade não aprende nada com sua própria História. Creio que foi por isso que Karl Marx prolatou sua célebre frase que diz que "a História se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa".
A tragédia vai se repetindo, envolta em farsas...
Só um aviso à oposição brasileira: Jair Bolsonaro, apesar de tudo continua mantendo um patamar entre 25 a 30%. Com o governo na mão, é muito provável que esteja no 2º turno nas eleições de 2022. Aí, meus amigos, mesmo que perca, não entrega o poder pacificamente. Se o golpe vai ser vitorioso não sei, mas que Bolsonaro vai tentar não tenho a menor sombra de dúvida.
Nossa democracia vai fazendo água, enquanto a esquerda discute quem é "mais puro ideologicamente". Oro para que, em breve , como aconteceu com a esquerda alemã, não estejam todos pregando suas "ideológicas santidades" em fétidas masmorras bolsonaristas.
No Brasil, a História começou como farsa, o tal "descobrimento", e segue em frente como farsesca tragédia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário