26 de julho de 2022

Empresários contra Bolsonaro

 Empresários contra Bolsonaro

Pesos pesados do empresariado brasileiro divulgaram ontem (25) uma carta defendendo o sistema eleitoral e a democracia. Ninguém com mais de um neurônio suporta mais Bolsonaro e sua súcia de fanáticos. Eles são histéricos, gritam muito, fazem ameaças, mas são minoria. Parece que, enfim, o Brasil civilizado começa a ver o tamanho do desastre que o fascismo bolsonarista representa para a nação.
Eis a íntegra da carta:
“Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre os vários projetos políticos visando convencer o eleitorado da melhor proposta para os rumos do país nos próximos anos. Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições. Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional. Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão. Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática.”
Assinaram a carta em defesa da democracia Roberto Setubal, Pedro Moreira Salles, Candido Bracher, Pedro Passos, Guilherme Leal, Horácio Lafer Piva, Walter Schalka, José Olympio Pereira, Pedro Malan e Arminio Fraga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário